Troféu Abebé é concedido ao artista Charles Theone
3 mins read

Troféu Abebé é concedido ao artista Charles Theone

Pernambucano recebe principal honraria da cultura negra pelo trabalho dedicado à arte e a pluralidade poética e musical nordestina.

 

Considerado o Oscar da cultura negra, com o objetivo de visibilizar os trabalhos de divulgação e promoção da cultura negra no Nordeste, o Troféu Abebé de Prata chegou à sua 12ª edição, reconhecendo a atuação de importantes artistas em prol da cultura nordestina e brasileira.

 

Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, o artista pernambucano Charles Theone está entre os homenageados dessa edição. Reconhecido pelo trabalho dedicado às manifestações culturais em toda sua pluralidade nas obras Tambor do Mundo, New Orlinda e Forró Colorido.

 

Ao lado do artista plástico Ed Ribeiro, e Dora Reuther, artista plástica e empresária, o cantor Pernambucano destaca o valor desse prêmio e a importância do reconhecimento após 20 anos de carreira.

 

Charles fala sobre a importância do prêmio e alegria dessa conquista. “É uma honra ser lembrado e contemplado por um troféu de grande valor para a nossa cultura popular afro-brasileira. É saber que estamos no caminho certo e que nossa arte vem contribuindo para um mundo mais justo, digno, solidário, artístico, libertário e político. As manifestações artísticas têm o poder de alimentar a alma humana. O Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá tem a voz da liberdade e força das etnias contra qualquer tipo de preconceito. Gleidston Gila e Pai Moacir, são guerreiros da Luz e mensageiros da paz”, comemora.

 

+ Homenagens

Unindo música, arte e arquitetura, Charles Theone é também um dos homenageados da mostra Espectros Cores Vitrines 2022. Com espaço assinado pelas arquitetas Ilka Rosas e Conceição Lêdo, o cantor e compositor pernambucano tem a sua musicalidade como tema inspirador do espaço.

 

Charles fala sobre a inspiração da música Pá Virada e do papel da artista plástica Thina Cunha nesse convite. “Vale destacar também um pouco da alegria em ter essa homenagem. O convite veio através do artista Paulo Azul criador desse lindo movimento de arquitetura e design homenageando as artes plásticas, a moda e a música pernambucana. Fico feliz em saber que a nossa musicalidade vem contribuindo e fazendo parte da criação artística do nosso estado”.

 

 

SOBRE O ARTISTA

Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, Charles iniciou sua trajetória artística desde muito cedo, com a convivência entre os vaqueiros, aboiadores, bandas de pife, festejos de novenas e dos Santos Padroeiros. Aos 13 anos começou a cantar na Banda da Cidade, Clave de Sol.

Com longa trajetória artística, o cantor ganhou destaque, sendo então convidado para assumir a voz principal do Maracatu Nação Pernambuco, juntos fizeram apresentações em mais de 80 cidades na Europa.

 

Com a música “Forró Colorido”, Charles conquistou o prêmio de melhor show do 38º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife, PE) e título de Embaixador Cultural concedido pela Prefeitura de Inajá-PE e Câmara de Vereadores. Este ano, está sendo homenageado pelos arquitetos e designers Thina Cunha, Conceição Lêdo, Ilka Rosas e Paulo Azul na Espectro Cores Vitrines – uma mostra de Arquitetura, Decoração, Moda, Design, Música e Arte de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *