Goiana realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura e elegeu delegados para etapa estadual
A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 13 e 14 desse mês, no Sesc Ler. Durante todo o evento foram debatidos os eixos referentes ao tema principal “Por uma política efetiva: reativação e implementação do Conselho, Plano e Fundo de Cultura Municipal”. Também foram eleitos os delegados que levarão as propostas do município para a Conferência Estadual. “Queremos a partir daqui, elaborar políticas públicas culturais em Goiana com a participação de indivíduos, grupos e entidades para desenvolver e viabilizar projetos que valorizem nossa cultura local, direcionando recursos que impulsionem as expressões artísticas da nossa terra”, enfatizou a secretária, Luciana Petribu.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Eduardo Honório, acompanhado de secretários e representantes da cultura na composição da mesa. A abertura contou ainda com uma apresentação do grupo de Caboclinhos Canidé de Goiana, do grupo teatral Heroínas de Tejucupapo e da cantora Luana Tavares. Houve também palestra com Edvaldo Júnior, técnico da Gerência de Terrritorialidade e Equipamentos Culturais.
A Conferência Municipal é uma etapa necessária para a participação de Goiana na Conferência Estadual, que será realizada ainda neste ano, no município de Gravatá.
Os participantes do encontro desse sábado (14) discutiram seis eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Foram eleitos como delegados que representarão Goiana na Conferência Estadual, pela sociedade civil: Annyrisson Roberto (MC RT), Gedalia Maria (Dadá Quilombola), Profª Hevelyne Figueiredo e Erivaldo Francisco (Peu do Maracatu) com os seguintes suplentes: Rubi Dramatriz, Suelen Carvalho, Prof° Marcos Paulo e Eliel Fernando. Pelo poder público, os integrantes deverão ser nomeados pelo poder executivo.
A 3ª Conferência Municipal reforçou ainda a construção do Plano Municipal de Cultura para a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura.