Polícia Federal realiza nova operação contra financiadores de atos antidemocráticos do 8 de janeiro
23ª fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de busca e apreensão em diversos estados.
A Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo diversos mandados de busca e apreensão em diferentes estados, incluindo cinco no Distrito Federal. A operação tem como objetivo identificar os financiadores e fomentadores dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado. Autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), são 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, este último na Bahia.
Além dos mandados, o STF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A Polícia Federal apura danos que podem atingir a marca de R$ 40 milhões ao patrimônio público. Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Os mandados estão distribuídos pelos estados: Bahia (02), Distrito Federal (05), Goiás (02), Maranhão (04), Minas Gerais (02), Mato Grosso (10), Paraná (01), Rondônia (01), Rio Grande do Sul (13), Santa Catarina (02), São Paulo (01) e Tocantins (03). A ação reforça o compromisso das autoridades em coibir qualquer ação que atente contra a democracia, buscando responsabilizar os envolvidos nos atos antidemocráticos ocorridos no país.